SILVA JARDIM RECEBE MAIS 220 DOSES DA VACINA CONTRA A COVID-19

O Município de Silva Jardim recebeu mais 220 doses de vacinas contra a Covid-19, na manhã desta segunda-feira (25/01). Elas darão continuidade ao programa de vacinação da Secretaria de Saúde de acordo com o que determina o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Governo Federal. Os imunizantes foram enviados pelo Governo do Estado e são produzidos pelos laboratórios “AstraZeneca” e “Oxford” numa parceria com a Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz). O medicamento foi recebido pela coordenadora de imunização em entrega feita no município de Rio Bonito.

– Aproveito para deixar claro que em momento algum houve desvio de vacinas recebidas anteriormente nem privilegiação a quem quer que seja. Quem tiver dúvidas pode vir à Secretaria que podemos mostrar até os nomes de quem as tomou – disse a Secretária de Saúde, Érica Guimarães.

Segundo a Coordenação de Imunização, as novas vacinas começarão a ser aplicadas nos próximos dias, conforme cronograma a ser montado pela Secretaria. O lote das segundas doses destas vacinas deverá chegar dentro de três meses. Elas são apresentadas em multidoses, sendo 10 doses em cada frasco. A destinação das vacinas é monitorada, inclusive, pelo portal do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI).

A Coordenação esclarece, entretanto, que quem já tomou a primeira dose da “CoronaVac” deve tomar a segunda da mesma. Estas serão aplicadas na primeira semana de fevereiro. Nos próximos dias também será concluída a aplicação da primeira dose da “coronaVac”, recebida no último dia 19/01. “Fizemos as primeiras aplicações em todos os plantões”, explica a coordenadora, lamentando que, apesar disso, houve profissionais que se abstiveram de tomá-las.

ESCLARECIMENTOS

A Coordenação de Imunização aproveita para esclarecer sobre a destinação das 240 doses da vacina “coronaVac” recebidas anteriormente. De acordo com o Setor, elas foram aplicadas prioritariamente nos profissionais de Saúde da linha de frente (polo de síndrome gripal, emergência, enfermeiros, médicos, etc.) e pessoas em unidades de longa permanência, como duas Residências Terapêuticas (RTs) municipais e um asilo. E que o Município está seguindo rigorosamente o protocolo do Ministério Público (MP) e do Ministério da Saúde.